Equipamentos de medida e sua precisão
Titulo: "Equipamentos de medida e sua precisão "
Equipamentos de medida e sua precisão.
Objetivo Estudar a precisão dos equipamentos laboratoriais de medida, a fim de poder avaliar qual equipamento deve ser utilizado em determinadas necessidades com menor índice de erros possíveis.
Introdução
Sempre que uma medida é efetuada, deve-se levar em consideração o erro a ela inerente. O erro de uma medida pode ter origem em diversas fontes como o aparelho utilizado, o objeto, o operador etc. Em uma medida exata, os valores encontrados estão muito próximos do valor verdadeiro. A precisão refere-se a quão próximas diversas determinações de uma medida estão entre si. Medidas podem ser precisas sem serem exatas, devido a algum erro sistemático. O ideal é que as medidas sejam precisas e exatas. A precisão de uma medida pode ser melhorada aumentando-se o número de determinação de uma medida e fazendo-se o valor médio das mesmas.
A medida do volume de líquidos é feita em aparelhos graduados ou volumétricos e são utilizados dependendo da necessidade de maior ou menor precisão. A vidraria calibrada deve estar adequadamente limpa para evitar que parte do líquido fique aderida nas paredes e não deve ser seca em estufa, a temperatura elevada, para que não fique descalibrada, pois o coeficiente de dilatação volumétrico do vidro é diferente do coeficiente de contração.
Materiais utilizados
Foram utilizados os seguintes equipamentos: * Água * Becker * Pipeta graduada * Pipeta volumétrica * Bureta * Proveta
Procedimento
1- Medir 50 ml de água em um Becker e transferir para a proveta. * Comparar o erro na escala e fazer a leitura do volume. Verificar a precisão.
Ao transferir o liquido para a proveta foi constatado na leitura do volume um erro de -2 ml. Na proveta o volume encontrado foi de 48 ml. O volume mais preciso foi o encontrado na proveta, já que este é mais preciso que o Becker. 2-