Equipamentos de Efluentes
Introdução a Engenharia Química e Processos
Equipamentos do Tratamento de Efluentes
Salvador
07/12/2012
Integrantes:
Raissa Rosa
Florêncio Pereira Neto
Victor Brito
Tutor: Jeffersom Silva Grangeiro
Tema: Equipamentos atuantes no Processo de Tratamentos de Efluentes;
Problema: Depois do grande desenvolvimento industrial mundial, principalmente em meados do século XX, notou-se uma preocupação com o meio-ambiente, e um dos problemas prejudiciais a este, era e é até hoje efluentes industriais poluindo rios, lagos e outros locais afetando o equilíbrio ecológico, qual a maneira menos custosa para resolver este problema?
Objetivo: Uma solução viável e que caracteriza os estudos de processos industriais é justamente apostar nas tecnologias de ETEs(equipamentos tratamentos de efluentes) ,em conjunto com a questão química (substâncias envolvidas nas reações de tratamento) e humana (ergonométrico) . Ressaltando clara a parte mecânica deste processo que se refere justamente aos equipamentos.
Discussões sobre os equipamentos utilizados:
Bombas Pneumáticas: Conhecidas também como Bombas de Duplo Diafragma possuem grande utilidade em uma enorme variedade de processos, desde a transferência de fluidos, passando por uma alimentação de filtro-prensa, utilizada em carregamentos e descarregamentos de tanques até a dosagem volumétrica.
Esta controlada por uma válvula central de ar, que comanda a injeção de ar em cada diafragma, destacando-se algumas características que as tornam acessíveis ao mercado, como o trabalho a seco, manutenção simples e de baixo custo, ajuste de velocidade, portátil, fáceis controles, grande compatibilidade química sem do até à prova de explosão.
Outra característica importante neste equipamento é a sua variação de pressão de 0.5 Bar – 8.5 Bar, possuindo também uma grande variedade de equipamentos de montagem sendo compatível a 100% dos processos