Equipamentos De Cimenta O
Unidade de Cimentação
Uma unidade de cimentação pode ser construída em caminhões. São compostas de motores para fornecer energia, tanques para água e aditivos, bombas “tríplex”, bomba centrifugas auxiliares, um sistema de mistura de pasta na qual a água de mistura (água e aditivos) é bombeada sobre pressão por pequenos orifícios que fluem em jatos sob um funil por onde chega o cimento, e um tanque de recirculação no qual a pasta é preparada e ajustada, permitindo melhor controle de suas propriedades antes de seu bombeio para o poço.
Para uma maior confiabilidade na mistura da pasta, é utilizado um pré-misturador, pois nesta a pasta é preparada uma vez só, obtendo-se o peso e o volume requerido. A água de mistura é preparada no tanque pré – misturador e em seguida o cimento anidro é transferido do “Surge tank” através de ar comprimido misturando-se com a pasta recirculada. A mistura final é então realizada por meio de palhetas acionadas eletricamente ou hidraulicamente.
Cabeça de cimentação
A cabeça de cimentação é uma ferramenta conectada no topo da coluna de revestimento. Sua função é abrigar em seu interior os tampões de borracha utilizados para separar a pasta do fluido de perfuração.
Bombeio da pasta de cimento
A cimentação é realizada após a descida da coluna de revestimento, com a função de preencher o espaço entre as paredes do poço e a tubulação de revestimento, para que evite possíveis vazamentos de fluidos. A sequencia