Equipamento de proteção individual
Equipamento de Protecção Individual (EPI)
O Equipamento de protecção individual é um equipamento de protecção para os trabalhadores de uma certa empresa, onde se inclui diversos dispositivos de uso individual destinados à segurança e protecção de riscos físicos e possíveis à saúde. Claro que o equipamento não vai evitar o acidente, mas evita possíveis lesões.
Este equipamento deve estar disponível a qualquer trabalhador que esteja exposto a riscos profissionais.É muito importante a correta utilização destes equipamentos, para que surtam o seu efeito.
Ao utilizar o EPI deve-se ter em conta os riscos que o trabalhador vai estar presente, as condições em que se vai encontrar e claro as partes a proteger do seu corpo.
Os equipamentos de Protecção individual consistem em proteger nomeadamente: * A cabeça * Os olhos * Face * A audição * A zona respiratória * A zona do tronco * Os membros superiores e inferiores
Na cabeça temos como protecção o capacete de protecção que serve para proteger contra impactos, cortes, acção do frio ou do calor, quedas ou projecção de objectos, queimaduras, choque eléctrico e irradiação do sol.
Para os olhos existem os óculos contra impactos, ou seja, estes protegem de possíveis explosões onde há a projecção de partículas, queimaduras e evita a cegueira.
Para a face existe uma máscara que a cobre, que serve para prevenir queimaduras, protege contra impactos fortes, químicos ou possíveis irradiações.
Para a audição existem os auriculares, estes protegem de ruídos altos, irritação psicológica devido ao som, devem ser usados de acordo com a norma regulamentadora.
Para a zona respiratória é utilizado um protector respiratório, este previne de inalações de vapores orgânicos ou partículas tóxicas inaláveis, por isso, previne problemas pulmonares ou respiratórios, este equipamento deve ser utilizado em meios com poeiras ou gases tóxicos.
Para a zona do