Equinodermos
Grupo dos Protocordados (cordados evolutivamente mais primitivos)
- Animais de pequeno porte e todos marinhos;
- Dois subfilos: cefalocordados e urocordados (ou tunicados).
A ) Cefalocordado: Os cefalocordados ou Acrania são animais pequenos, com cerca de 22 espécies marinhas, que tem aspecto semelhante a peixes. O cefalocordado mais conhecido é o anfioxo (do grego amphi = ambos e oxy = pontiagudo), pois as duas extremidades do seu corpo são pontiagudas, não possuindo uma cabeça distinta. Vivem enterrados em posição diagonal no fundo do mar, nadam um pouco para se alimentar mas voltam para se esconder.
Morfologia Externa
O anfioxo mede de 5 a 8 cm de comprimento, seu corpo é transparente e parecido com um peixe. A extremidade anterior é chamada de rostro, onde há uma boca que possui cirros bucais. Como o corpo é transparente, podemos ver os músculos em forma de V.
Tegumento
A epiderme é monoestratificada, sendo envolta por uma estrutura similar à cutícula.
Musculatura
Os feixes musculares estão dispostos em forma de V. Entre cada miômero (V) existe uma membrana de tecido conjuntivo, chamada de miossepto. Esses miômeros são responsáveis pelos movimentos de natação e escavação.
Esqueleto
A estrutura de sustentação é a notocorda, servindo de apoio para as musculatura. Quando o anfioxo nada, ele faz movimentos ondulatórios, e os miômeros trabalham de forma antagônica (enquanto um lado contrai, o outro distende). A notocorda permite esse movimento mais eficiente graças à uma bainha de tecido conjuntivo da sua composição. Ela também impede que o corpo do animal se encurte enquanto os miômeros se contraem. Ela se estende do rostro até o final da cauda, e está localizada logo abaixo do cordão nervoso. Essa elongação cranial também ajuda na escavação. Possuem nadadeiras, lembrando o formato de um peixe.
Digestão
Possui tubo digestório completo, com boca e ânus. A boca é filtradora, circundada por cirros que impedem a entrada de partículas grandes, e as fendas