Equilibro químico
SETEMBRO DE 2014
Introdução
Equilíbrio químico é a situação em que a proporção entre as quantidades de reagentes e produtos em uma reação química se mantém constante ao longo do tempo.
As reações químicas podem ocorrer de várias maneiras, em alguns casos elas ocorrem de forma completa, ou seja, os reagentes são consumidos durante o processo. A maior parte das reações químicas termina quando termina a quantidade de regentes. Alguns processos não se completam. O fato disto ocorrer pode ser explicado pela reversibilidade da reação. Após formar os produtos, estes produtos voltam a formar os reagentes originais. Se certas modificações não forem modificadas, essas reações não chegarão ao final, elas tendem a atingir o equilíbrio químico.
Por exemplo, quando queimamos uma folha de papel essa passa a não existir mais, de forma que é impossível recuperar sua forma original. Esse tipo de reação se classifica como irreversível.
O equilíbrio químico é representado por setas inversas: ↔
Objetivo
O objetivo deste experimento é produzir um indicador para determinar a natureza ácida ou base do estrato de repolho roxo
Materiais utilizados
Quatro béqueres
Vinagre branco (ácido acético)
Solução de repolho roxo
Ácido clorídrico (HCL)
Bicabornato de sódio
Hidróxido de sódio (NaOH)
Procedimentos
Colocar a solução de repolho roxo nos béqueres;
Em cada um dos béqueres, coloque uma substância diferente;
Repare a mudança das cores;
Comparar as cores obtidas e dizer se a propriedade é ácida ou base;
Fazer o mesmo procedimento com os outros indicadores de ácido/base;
Anotar as mudanças de cores de cada frasco, esclarecendo qual era o indicador e que substância foi colocada ali.
Resultados
A experiência usou o repolho roxo e o caju como indicadores ácido/base. Então a soluções de repolho roxo, e de caju, foram colocadas algumas