Equilibrio quimico
Escola secundária D. Afonso Henriques
Disciplina: Física e Química
Trabalho elaborado por:
Pedro Manuel Moreira Rocha Nº11
Índice
O que são reacções incompletas? 3 O que se entende por Equilibro químico? 4 O que é a constante de equilíbrio? 5 O princípio de Le Chatelier 7 O que é o Amoníaco 9 Aplicações 9 O amoníaco como matéria-prima 9 A importância do amoníaco 10 Quais são as matérias-primas utilizadas na produção do amoníaco? 10 O processo de Haber-Bosch 11 Fritz Haber (1868- 1934) CarlBosch (1874-1940) 11 Bibliografia 12
O que são reacções incompletas?
Quando uma reação é reversível atinge-se o equilíbrio químico quando a velocidade da reação direta é igual à da reação inversa e, consequentemente, as concentrações de todas as substâncias participantes permanecem constantes.
O que se entende por Equilibro químico?
Quando ocorre uma reação química e sua direta (A + B ------> C + D) e sua inversa (C + D ------> A + B) ocorrem simultaneamente, chamamos esta reação de uma reação reversível. Numa reação sem reversibilidade representamos com uma seta; já numa reação reversível, representamos com uma dupla seta.
O equilíbrio é atingido quando a velocidade da reação direta se iguala a velocidade da reação inversa. A principal característica a ser observada num equilíbrio, é que esse esquilíbrio é dinâmico, isto é, a reação continua a ocorrer, só que com velocidade direta e inversa equivalente.
O que é a constante de equilíbrio?
Um exemplo de reação reversível é a da produção da amônia (NH3), a partir do gás hidrogênio (H2) e do gás nitrogênio (N2) — que faz parte doProcesso de Haber:
N2(g) + 3H2(g) 2NH3(g)
Note-se que a seta dupla () significa que a reação ocorre nos dois sentidos, e que o subscrito (g) indica que a substância se encontra nafase gasosa.
Nesta reação, quando as moléculas de nitrogênio e as de hidrogênio colidem entre si há uma certa chance da reação entre elas