Equilibrio acido e base
Carlos Henrique Mateus(63.459), Maíra Bispo(55.725), Nathalia Porto(61.467)
UC: Química das Transformações
Turma:
Experimento no
Data da realização do experimento:05/05/2010
Responsáveis: e
Resumo
O experimento realizado consiste no princípio de “Le Chatelier” através de um sistema em equilíbrio com a ação de um agente externo, no caso sendo temperatura ou concentração na solução de um composto participante da reação. São analisadas as cores das soluções em questão para obter o deslocamento de equilíbrio na solução para o sentido dos reagentes ou dos produtos.
Feito em quatro partes, o experimento se baseou em:
Parte A – Aumentou-se as concentrações dos reagentes da reação entre cloreto de ferro III e tiocianato de amônio, sendo identificado o deslocamento do equilíbrio pro sentido dos produtos e, quando adicionamos produtos, o equilíbrio foi deslocado para o sentido inverso da reação.
Parte B – Observou-se o deslocamento do equilíbrio através do aumento da concentração de um dos participantes da reação que envolve cromato de potássio e dicromato de potássio, por via indireta. Na primeira etapa, utilizando-se ácido clorídrico para aumentar a concentração de H+. Na segunda, de hidróxido de sódio, para que as hidroxilas liberadas reagissem com o H+, diminuindo sua concentração na solução.
Identificamos deslocamento do equilíbrio para o sentido direto na primeira parte e inverso na segunda parte.
Parte C – Reagimos cloreto de prata com hidróxido de amônio e pudemos ver que o cloreto de prata pôde ser consumido para formar o complexo diamincloreto de prata.
Parte D – Identificamos deslocamento do equilíbrio no sentido direto da reação em relação ao cloreto de cobalto, quando adicionamos água e pudemos inferir, sabendo as cores dos reagentes e produtos, qual a conseqüência da variação da temperatura na reação. Assim, o sentido direto é exotérmico e o inverso é exotérmico.
Introdução
No experimento realizado,