Equações Química Analitica
Química Analítica é a parte da química que estuda os princípios teóricos e práticos das análises químicas. Tem como objetivo prático a determinação da composição química de substâncias puras ou de suas misturas. Já a Química Analítica Qualitativa trata da determinação dos constituintes (elementos, grupo de elementos ou íons) que formam uma dada substância ou mistura. Que é de suma importância em uma indústria de alimentos, como por exemplo, no controle de qualidade do produto.
O elemento ou íon a ser determinado é tratado de maneira a se transformar num composto que possua certas propriedades que lhe são características. Essa transformação que se processa é denominada como reação analítica. Onde o reagente é a substância que provoca a transformação e a substância problema (ou amostra) trata-se da substância a ser analisada.
A análise qualitativa pode ser conduzida em várias escalas, como por exemplo, a macroanálise, onde a quantidade de substância empregada é de 0,5 a 1g e o volume de solução tomado para análise é cerca de 20ml. Tem-se também a semimicroanálise, onde a quantidade usada para análise é reduzida por um fator de 0,1 a 0,05, isto é, cerca de 0,05g e o volume de solução para cerca de 1ml. Microanálise, onde o fator de ordem é de 0,01 ou menos.
Os métodos para análise comumente utilizados geralmente são semimicro e macroanálise. Entretanto ainda existem a Ultramicroanálise, Método microcristaloscópico e Método da gota (reações gota a gota), que usam-se reações que são acompanhadas de uma viragem da coloração da solução ou da formação de precipitados corados. As reações realizam-se numa tira de papel de filtro onde se depositam sucessivamente e numa ordem bem definida, gota a gota, a solução em estudo e os reagentes. Como resultado da reação, no papel de filtro aparece uma mancha corada, cuja cor permite comprovar a presença na solução do íon a identificar.
O pH, outro método utilizado no experimento, é uma grandeza físico-química que