CONTABILIDADE BASICA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
CONTABILIDADE BASICA
PELOTAS – RS
2014
SUMÁRIO Página
INTRODUÇÃO 3
CONCEITOS 4
PRINCÍPIOS DA CONTABILIDADE 5
BALANÇOS 7
DRE 9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
INTRODUÇÃO
A Contabilidade é um dos conhecimentos mais antigos e não surgiu em função de qualquer tipo de legislação fiscal ou societária, nem embasada em princípios filosóficos, ou em regras estipuladas por terceiros, mas pela necessidade prática do próprio gestor do patrimônio, normalmente seu proprietário, preocupado em elaborar um instrumento que lhe permitisse, entre outros benefícios, conhecer, controlar, medir resultados, obter informações sobre produtos mais rentáveis, fixar preços e analisar a evolução de seu patrimônio. Esse gestor passou a criar rudimentos de escrituração que atendessem a tais necessidades.
Com a formação de grandes empresas, a contabilidade passou a interessar a grupos cada vez maiores de indivíduos: acionistas, financiadores, banqueiros, fornecedores, órgãos públicos, empregados além da sociedade em geral, pois a vitalidade das empresas tornou-se assunto de relevante interesse social.
Assim, pode-se dizer que a contabilidade surgiu ou foi criada em função de sua característica utilitária, de capacidade de responder as duvidas e de atender as necessidades de seus usuários. Conjunto este de características que não só foi eficiente para o surgimento da contabilidade como também para sua própria evolução.
A contabilidade formatou-se em concordância com o ambiente no qual opera. Como as nações têm historias, valores, e sistemas políticos diferentes, elas também têm o padrões diferentes de desenvolvimento financeiro-contábil. A contabilidade no Brasil não é como a de outros países. De fato, o que se observa é a diversidade, pois os sistemas e métodos contábeis diferem muito em