Equações Diferenciais e Séries, Aplicações e Modelagens de Circuitos Elétricos
1. Introdução
Nessa atividade estudamos as Equações Diferencias que é uma equação de forma
=0), envolvendo uma função incógnita e algumas das suas derivadas em ordem a x.
As Equações Diferenciais são aplicadas para modelar muitas situações da realidade como a velocidade de um satélite, volume populacional e outros.
As equações são classificadas pelo seu tipo como Equação Diferencial Ordinária (EDO) e Equação Diferencial Parcial (EDP), que não está sendo contemplado nesse estudo. Pela ordem da derivada de maior ordem em uma equação diferencial é, por definição, a ordem da equação. E também a linearidade como linear e não linear.
Realizamos estudo sobre modelagem de circuitos elétricos por meio de equações diferenciais e para fazer a modelagem precisamos conhecer os componentes elétricos e sua simbologia.
Para realizar a modelagem de circuito elétrico básico se aplica as Leis de Kirchhoff, tema abordado no trabalho apresentado.
Outro fator necessário para realizar modelagem de circuito elétrico é ter conhecimento dos conceitos básicos de eletricidade como corrente, tensão e resistência.
Na atividade de prática supervisionada o nosso estudo foi sobre uma fonte reguladora de tensão com descrição de seus componentes, funcionalidades, simbologia e diagrama elétrico.
2. Etapa 1 – Equações Diferenciais | Aplicações e Modelagem
2.1 Passo 1
Pesquisar e estudar sobre a modelagem de sistemas por meio de equações diferenciais em sistemas físicos de problema de engenharia – Equações Diferenciais Ordinárias e Aplicações e das Equações Diferenciais.
Equação Diferencial Ordinária (ou EDO) é uma equação que envolve as derivadas de uma função desconhecida de uma variável.
Um exemplo simples de uma equação diferencial ordinária é:
onde é uma função desconhecida, e a sua derivada.
Seja y uma função de x e que
denote as suas derivadas
.
Uma equação diferencial ordinária (EDO) é