equaçoes e calculos algébricos
Identificadores, dados de entrada e dados de saída
- A entrada de dados em um algoritmo ou em um programa, acontece quando se espera que um valor seja informado pelo usuário para dar prosseguimento à sua execução.
- A saída de dados acontece durante ou após a execução e, no geral, são os resultados dos cálculos e operações realizadas pelo algoritmo ou programa, que são exibidos no monitor, impressora ou outros recursos de saída de dados.
-Os dados de entrada são, normalmente identificados por variáveis ( valor pode ser diferente p/ cada execução do algoritmo ou programa).
-Constantes > são identificadores declarados apena uma vez no inicio do algoritmo ou programa, assim como as variáveis, mas que assumem valores fixo durante toda a sua execução.
FORMAS DE REPRESENTAÇÃO DE ALGORITMOS
DESCRIÇÃO NARRATIVA : os algoritmos são escritos em uma linguagem muito próxima da linguagem natural.
FLUXOGRAMA CONVENCIONAL: uma representação gráfica com usos de formas geométricas que indicam ações e decisões a serem tomadas durante a execução do algoritmo.
DIAGRAMA DE CHAPIN: um aprimoramento do diagrama de blocos tradicional, com a inclusão de quadros que permitem uma visão hierárquica e mais estruturada da lógica.
PSEUDOCÓDIGO OU PORTUGOL : é uma representação de algoritmos bem mais próxima da linguagem de programação, apesar de ainda usar a língua nativa, em nosso caso a língua portuguesa, para indicar ações e comandos de execução, esses comandos são de certa forma, padronizados, pois cada um tem sua função especifica dentro do algoritmo. Essa forma é mais utilizada para o desenvolvimento de algoritmos computacionais.
{Este algoritmo apresenta a estrutura básica presente em todos os algoritmosCriados.}
Algoritmo AlgoritmoGenerico;
Declare
variavel1, variavel2: tipo1; variavel3, variavel4: tipo2; {...}
Início
instrução1; instrução2;