O fenômeno da percepção
O comportamento de um indivíduo depende, em grande parte da forma pela qual ele percebe o meio ambiente; a percepção do mundo exterior não pode ser encarada, atualmente, como um processo passivo e sim como base de adaptação humana, dinâmica, que regula e dirige as reações. Na atividade perceptiva, observam-se dois fenômenos: a sensação e a percepção. É preciso, no entanto, estabelecer a diferença entre eles.
Sensação é um dado imediato, fornecido pelos sentidos e registrado n o cérebro.
Percepção é o fenômeno de associar, comparar, distinguir, apreciar e interpretar as sensações; é um elo de uma cadeia, de um processo que conduz a ações, possibilita o comportamento humano.
O indivíduo ao ver um objeto (sensação), reconhece-o e denomina-o (percepção). Desta forma ao ver duas linhas cruzadas + , a impressão sensorial ocorre no olho, mas o reconhecimento como cruz ocorre no cérebro. O treinamento da percepção ajuda à criança a desenvolver abstrações, pensamentos e idéias, mas esse treinamento não garante que processos cognitivos mais elevados, sejam alcançados.
Cada ação humana envolve uma integração de manifestações psicológicas. A percepção, o pensamento, a palavra, o movimento e a emoção, podem ser envolvidos num simples ato e cada um deles é sempre ligado a outros e não podem ser treinados isoladamente. Quando se trabalha com a linguagem de uma criança, enfatiza-se esta função mas, os processos de pensamento, aptidões perceptuais e emoções também são incluídos. Ao treinar as dificuldades perceptivas, inicialmente, deve-se utilizar muito os sentidos não comprometidos como apoio.
O treinamento da percepção envolve:
Percepção visual – Percepção auditiva - Percepção tátil
Percepção olfativa - Percepção gustativa
PERCEPÇÃO VISUAL
Envolve geralmente, toda ação que o indivíduo executa: andar, vestir, comer, escrever, ler... Na infância a criança inicialmente aprende a perceber as três dimensões de um objeto, para