Equ e exame de secreção
Indicações para a solicitação do exame:
O Exame Qualitativo de Urina fornece elementos que podem indicar alterações renais, urinárias, hepáticas e metabólicas. Sendo indicado como rotina em Check-up’s mesmo o paciente não apresentando nenhum sintoma, mas é principalmente solicitado em pacientes com ardência ao urinar e suspeita de cálculos renais.
Aspectos relevantes da coleta de material clínico:
É preciso que a urina seja colhida desprezando-se a parte inicial. Esse procedimento ajuda a eliminar resíduos e bactérias eventualmente presentes na urina, o que poderia dar um “falso-resultado” de infecção.
Depois de lavar e secar as mãos, fazer a higiene da região genital com água e sabonete ou com lenço umedecido. Sem encostar o frasco na região genital, coletar a urina e tampar o frasco sem encostar na parte interna da tampa e entregar a urina para análise em até 1 hora.
Técnicas de processamento laboratorial da amostra:
• Deixar a urina climatizar a temperatura ambiente por 15 minutos;
• Colocar a tira reagente para o ensaio sobre o papel absorvente, na posição horizontal;
• Inverter o frasco várias vezes para que a urina fique homogênea;
• Remover o excesso de urina da tira encostando a aresta lateral da tira no papel absorvente;
• Efetuar as leituras ( manual ou em equipamento)
• Fechar e recolocar o frasco imediatamente na geladeira;
• Para avaliar os resultados obtidos, comparar com os valores da bula e com o exame do sedimento feito com o auxilio do microscópio.
Interpretação dos resultados:
Na microscopia de campo claro é possível analisar um material devido à habilidade de absorver a luz que passa através dele. As tiras do teste para urina são utilizadas para a determinação de certos constituintes na urina:
Gravidade específica: o teste detecta a concentração de íons na urina. Na presença de cátions, os prótons são liberados por um agente complexante produzindo uma alteração da cor do indicador azul