Bioquimica clinica rins
Volume
VALTER T. MOTTA
Bioquímica Clínica: Princípios e Interpretações
Rim e Função Renal
R IM
E FUNÇÃO RENAL
A
regulação dos líquidos e eletrólitos e a elimin a ç ã o d o s r e s í d u o s m e t a b ó l i c o s s ã o e s s e n c iais à homeostase corpórea. O sistema renal exerce papel fundamental na realização destas funções. O sistema urinário consiste de rins, ureteres, bexiga e uretra. Os rins são os componentes fisiologic amente dinâmicos do sistema realizando muitas funções, incluindo a formação da urina. São cinco as funções primárias do rim:
§ Eliminar resíduos metabólicos (uréia, creatin in a, ácido úrico, ácidos orgânicos, bilirrubina conjugada, drogas e toxinas).
§ Reter nutrientes (proteínas, aminoácidos, glicose, sódio, cálcio, cloretos, bicarbonato e água).
A ultrafiltração é a passagem seletiva de p equenas moléculas, água ou íons pela estrutura capilar denominada d e glomérulo n a p o r ç ã o d o néfron conhecida como e s p a ç o d e B o w m a n . A reabsorção é o movimento de substâncias para fora do lúmem tubular do néfron e para os capilares renais circundantes ou para o interstício. Isto significa que os rins conservam ou “reciclam” nutrientes essenciais ou partículas filtradas. A secreção é o movimento de partículas dos capilares renais ou interstício p a r a o lúmem do néfron. As partículas secretadas entram no néfron tanto por filtração como secreção, ou ambos. T o d o s e s t e s p r o cessos ocorrem simultaneamente e é a estrutura especializada do néfron que os pro mo ve. O estudo da função renal visa avaliar:
§ Regular o equilíbrio eletrolítico no líquido intersticial controlando, simultaneamente, o movimento e a perda de água ao nível celular em colaboração com a pele e os pulmões.
§ Filtração glomerular. Esta função é que melhor se correlaciona com a capacidade dos rins em manter a composição dos líquidos corp ó reos.
§ Síntetizar eritropoietina, renina, prostaglandinas e