Escassez de matéria prima
INTRODUÇÃO
A capacidade da sociedade humana de retirar da natureza matéria-prima para execução de seus produtos foi marcada por desequilíbrios ecológicos, pelas revoluções agrícolas e industriais. Com a Revolução Industrial, houve um salto na capacidade da humanidade de interferir no meio ambiente, onde o mesmo não consegue acompanhar a retirada destes recursos.
FALTA DE MATÉRIA-PRIMA
As implicações da realização de uma determinada construção, independentemente do fim para qual esta é destinada, depende de materiais que são retirados da natureza ( matéria-prima), como exemplo madeira, cimento, ferro, água, entre muitos mais.
Porem como estes recursos estão sendo utilizados em grande escala devido a vários fatores, execução de pequenas e grandes obras, aumento do consumo de pela população crescente, entre outros.
Com a falta da matéria-prima as empresas não tem como confeccionar seus produtos e realizar suas obras para atender uma população cada vez maior e mais dependentes de tais produtos e melhorias comunitárias.
Após pesquisa comandada por Sr. Hans Schoolderman, um estudo sobre excassez de materia-prima, aponta: "O crescimento da população mundial, o aumento dos níveis de riqueza e a mudança nos padrões de vida estão a elevar os níveis de consumo globais, criando uma procura cada vez maior de recursos".
Segundo o estudo, de Hans o risco de escassez em todos os setores deve aumentar significativamente, levando a instabilidade e a interrupções de fornecimento potencial nos próximos cinco anos, mas isso também vai criar oportunidades para a vantagem competitiva.
O relatório indica que 77% das indústrias consultadas admite que a escassez de metais e minerais é um tema importante para os seus negócios. A indústria de automóveis é uma das que já está em nível de alerta - 80% dos inquiridos demonstrou inquietação face à falta de matérias-primas - ao passo que as empresas nos setores das energias renováveis e