Epistemologias Do Sul
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO ESPANHOL/LITERATURAS
ACADÊMICAS:
MARCIA FERNANDA MARQUES SOARES
SANDRA LORENA FREITAS ALVES
NAIARA CARVALHO DE CASTRO
MIRIAM RIVALDO WAGNER
TAREFA DE TEORIA DO CONHECIMENTO E EPISTEMOLOGIA.
ORIENTADORA: PROFª. TATIANA VALERIA TREVISAN
TUTORA: RAFAELA VENDRUSCOLO
Pólo UAB, Quarai, RS.
2011
EPISTEMOLOGIAS DO SUL
Após a leitura do material e assistir aos vídeos disponibilizados na disciplina, ficou clara a importância do conceito Epistemologias do Sul. Analisando o conteúdo do power point que nos exemplifica o que é um paradigma, vimos que somos reféns de ideias pré estabelecidas, acreditamos em verdades que não são nossas e sim que nos foram impostas culturalmente.
As ideias do sociólogo e professor Boaventura de Souza Santos, explanadas em sua obra Epistemologias do Sul, nos levam a refletir sobre a dominação das ideias do Norte sobre o Sul, de verdades e conceitos que nos são impostos pelas classes dominantes. Segundo ele é completamente impossível uma epistemologia global, isto quer dizer que alguns conhecimentos prevaleçam sobre outros, para ele o ideal seria uma convivência de saberes. Epistemologias do Sul é uma metáfora representativa do sofrimento humano não só geograficamente, mesmo porque os países que sofrem com todo o tipo de injustiça social e opressão e que não conseguem se desenvolver plenamente na área econômica, social e cultural estejam abaixo da linha do equador, mas também porque, além disso, essas condições consequentemente se refletem na educação, que como sabemos está longe de ser a ideal e desejada, mas que apenas reproduz as ideias das classes dominantes.
Ele deixa claro que precisamos fugir das teorias críticas tradicionais, ir além, descobrir novos horizontes e novos conhecimentos, valorizar nossas ideias, nossos valores, aquilo que pensamos ser importante para nós, não os valores determinados pelos outros e que quase sempre são