TRABALHO SOBRE O DOCUMENTÁRIO: “POR QUE AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL?”, DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS
Vídeo disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=ErVGiIUQHjM
Boaventura de Sousa Santos Cursou o Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973). Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É também Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Temas de pesquisa: Epistemologia, sociologia do direito, teoria pós-colonial, democracia, interculturalidade, globalização, movimentos sociais, direitos humanos. Os seus livros têm sido publicados em português, inglês, italiano, espanhol, alemão e francês.
Boaventura se refere a epistemologias do “sul” como sendo uma proposta, sendo um conjunto de práticas cognitivas e de termos de validação do conhecimento a partir das experiências dos grupos sociais que tem sofrido de uma maneira sistemática as injustiças do capitalismo, colonialismo e patriarcal. Portanto, é a partir desse sofrimento sistemático que se faz uma proposta alternativa para lutar contra problemas, principalmente culturais. Já para epistemologias do “norte” o autor diz que é a ideologia do conhecimento compartilhada pela cultura dominante, na qual esta impõe o que quer aos menos favorecidos, quanto a esta epistemologia ele também se refere sendo uma construção do conhecimento onde a ciência contribui com essa ideologia predominante, onde esta possui uma variação interna, mas mesmo assim está sempre em um paradigma que há uma forma de conhecimento chamado ciência que determina os limites do rigor.
As epistemologias do norte se apoiam em três segmentos: Epistemológico, político e cultural e se apoiam de maneira significativa na ciência. O “texto” (vídeo) é de suma importância, pois ajuda a compreender nossa vida na medida em que entendemos que a cultura deve ser