Epistemologia
1.1. O que é a epistemologia?
A palavra epistemologia provem do grego “epistéme”, que significa ciência, conhecimento e “lógos”, que significa tratado, discurso. Podemos afirmar que foi com Platão que a epistemologia surgiu. Este opunha a crença ou opinião ao conhecimento, onde a crença era algo subjectivo, um ponto de vista, ao contrário do conhecimento que era verdadeiro e justificado.
A epistemologia é o ramo da filosofia que estuda a origem, a estrutura, os métodos e a validade do conhecimento relacionando-se com a metafísica, a lógica e a psicologia. Na sua génese estão questões com que ela mesmo se debate todos os dias: Será o ser humano capaz de atingir realmente o conhecimento total e genuíno? Haverá distinção entre um mundo cognoscível e um mundo incognoscível? E a origem do conhecimento? A epistemologia, nos seus estudos tenta desvendar estas questões, mas até que ponto, isso será possível? Será que existem respostas? E se existirem e se forem respondidas, será que a epistemologia faria sentido? São inúmeras as questões que se levantam.
1.2. Um pouco de história
Desde que Comte negou à filosofia um domínio próprio de objetos e confiou-lhe como tarefa específica o estudo das ciências, a determinação de seus objetos e de suas tarefas, a sua divisão e coordenação, a atenção dos filósofos dirigiu-se sempre mais para a ciência, a qual se tornou, para muitos, o argumento principal e central de sua análise. Além disso, a indagação atenta e aprofundada das características e das funções do saber científico era exigida quer pela orientação positiva da filosofia, quer pelos enormes desenvolvimentos e pela extraordinária importância que a ciência havia adquirido durante os últimos dois séculos, período no qual ela demonstrou ser um saber extremamente fecundo e prático.
Essas instâncias foram o ponto de partida de uma parte da filosofia, chamada filosofia da ciência, ou epistemologia. Esta se