epistemologia
Percepção Consiste na capacidade de processar informação. Para que este processo ocorra, somos rodeados por um meio ambiente, que nos permite captar estímulos, através da atenção selectiva (esta atenção evita que vivamos num estado de confusão mental, pois permite-nos seleccionar apenas alguns deles), esta selecção faz-se pelos órgãos dos sentidos (visão, olfacto, tacto, audição, etc). posteriormente fazemos o processamento de informação.
O estudo das sensações e das percepções confundem-se com a origem da psicologia científica – foram estes os primeiros processos psicológicos a serem estudados experimentalmente pela psicologia moderna que a mente seleccione os estímulos recebidos, dando prioridade a uns enquanto outros vão minimizando ou mesmo excluídos do processamento. Embora a atenção possa ser estudada dentro da percepção, ela seria considerada um nível inicial de processamento de estímulos. O reconhecimento de padrões depende de um nível básico de informação. Vários estímulos sensoriais recebidos do ambiente são organizados de maneira activa por vários sistemas perceptivos do cérebro, ou seja, de maneira a construir um “padrão que faça sentido”.
Memória
A memória é a capacidade de registrar, armazenar e evocar as informações recebidas e processadas pelo organismo. É uma das funções mentais mais estudadas pela psicologia cognitiva, dado que é relativamente simples solicitar a memorização e recordação de informações através de experiências. Esta pode ser dividida em três processos, tais como: Codificação que consiste num processo de entrada e registo inicial da informação. Esta diz respeito à capacidade de captar a informação e mantê-la activa tempo suficiente para que possa ocorrer o processo de armazenamento; Armazenamento que é a capacidade de manter a informação pelo tempo necessário para que posteriormente, possa ser recuperada e utilizada; Evocação é a capacidade de recuperar a