epis
Luvas de procedimentos: Devem ser usadas para prevenir contato da pele das mãos com sangue, secreções ou mucosa durante a prestação de cuidados. São descartáveis ao termino de cada procedimento.
Luvas cirúrgicas (estéril): E de procedimento cirúrgico, são descartáveis e indicadas quando se requer técnica asséptica. Ao calcá-las, verificar sempre sua integridade por um tamanho adequado as mãos.
Luvas de borracha: Oferecem proteção ao manuseio de material biológico e produtos químicos. São reutilizáveis, após o uso devem ser lavados com água e sabão e receber desinfecção com hipoclorito de sódio a 1%.
Óculos de acrílico: E indicado para proteção da mucosa ocular, e de material acrílico. Após o uso, devem ser lavados com água e receber desinfecção com germicida.
Mascara cirúrgica: E indicada para proteção a meiose oronasal em situações assépticas e proteção ambiental de secreções respiratórias, e de uso único.
Avental Impermeável: Oferecem a proteção a roupa e a pele do profissional. São usados para a lavagem de material cirúrgico, são reutilizáveis.
Bota: Oferecem proteção a pele do profissional em local úmidos como centro cirúrgicos, expurgos, central de esterilização, áreas de necropsia, devem possuir um solado antiderrapante.
Gorro: São descartáveis, oferecem proteção aos cabelos e coro cabeludo para evitar contaminação.
Jaleco: Deve ser de manga longa, de uso individual, e usado para proteção durante os procedimentos.
Avental Descartável: E usado em laboratório, durante a coleta de material para exames, e em UTI´s. são de uso