Epis
BACHARELADO EM ENFERMAGEM
MARIA DE JESUS
EQUIPAMENTOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS E SUA UTILIZAÇÃO NA UTILIZAÇÃO NA SEGURANÇA DO TRABALHADOR
CAXIAS-MA
2014
MARIA DE JESUS
EQUIPAMENTOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS E SUA UTILIZAÇÃO NA UTILIZAÇÃO NA SEGURANÇA DO TRABALHADOR
Relatório da disciplina de Saúde do Trabalhador utilizado como requisito parcial á obtenção de nota de Bacharel em Enfermagem.
Orientador (a): Surama Almeida Oliveira.
CAXIAS-MA
2014
1 INTRODUÇÃO
EPI é todo dispositivo ou produto de uso individual, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador. De acordo com a NR 6, os EPIs devem ser fornecidos gratuitamente pelas empresas, sempre adequado aos riscos da função e em perfeito estado de conservação e funcionamento. Cabe ainda à empresa, exigir aos seus funcionários o uso dos EPIs durante a jornada de trabalho, realizar orientações e treinamentos sobre o uso adequado e a devida conservação, além de substituir imediatamente quando danificado ou extraviado.
Como em todas as relações empregador – empregado, os trabalhadores têm seus direitos e deveres, nessa situação não é diferente, sendo responsabilidade dos empregados, usar corretamente o EPI durante o trabalho, mantendo-os sempre em boas condições de uso e conservação, comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso e cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado.
Vale ressaltar que todos os EPIs precisam ter a indicação do Certificado de Aprovação – CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.
Os tipos de EPIs utilizados podem variar dependendo do tipo de atividade ou de riscos que poderão ameaçar a segurança e a saúde do trabalhador e da parte do corpo que se pretende proteger.
Os principais são proteção