Cultura Digital
Texto: Capítulo – Arte e Tecnologia Digital
Autor (a): Org. Rodrigo Savazzoni e Sérgio Cohn
Data de publicação: 2009
Referência: Beco do Azougue
Assunto principal
Temas
Este livro “é uma obra de intervenção”, foi pensado em formato de entrevistas para provocar reflexões e ações nos leitores (como está bem posto na introdução do mesmo) sobre o modo como estamos conduzindo e construindo nossas relações em meio aos mais variados artefatos tecnológicos.
Tecnologia; Cultura Contemporânea;
Cultura Digital; Comunicação Digital; Sociedade da Informação; Cibercultura; Arte; Critica.
Resumo de ideias/conceitos
Este livro ostra como as mudanças trazidas pelos meios digitais transformaram nossa cultura contemporânea (Cultura Digital) e propõe a participação dos leitores nas discursões do endereço da web: (www.culturadigital.br) como uma continuação e complementação do livro.
Esta obra é parte integrante do Fórum da Cultura Digital Brasileira, processo proposto pelo Ministério da Cultura em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa e a sociedade civil organizada no sentido da construção de políticas públicas democráticas de cultura digital.
O livro está organizado em forma de narrativas, como disse antes, em formato de entrevistas nos seguintes capítulos: Política da Cultura Digital, Economia as Cultura Digital, Infraestrutura para Cultura Digital, Arte e Tecnologia Digital, Comunicação Digital, Memória Digital e Cultura Digital.Br.
O capítulo destacado para este fichamento é o Arte e Tecnologia Digital.
Trechos interessantes
Páginas correspondentes
Introdução do Capítulo:
“Deve-se transformar a linguagem, e nesse sentido acho interessante o avanço tecnológico... A Cibercultura é uma forma, entre outras, de se fazer isso. O desenvolvimento tecnológico possui dois lados. Um democratizante e outro, que acredito mais fraco, massificador. Mas a resposta de Burroughs para a massificação é a