EPIS
EPIs
Santa Bárbara d’Oeste
Introdução
EPI é todo o dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção contra riscos capazes de ameaçar a sua segurança e a sua saúde.
O uso deste tipo de equipamento só deverá ser feito quando não for possível tomar medidas que permitam eliminar os riscos do ambiente em que se desenvolve a atividade, ou seja, quando as medidas de proteção coletiva não forem viáveis, eficientes e suficientes para a atenuação dos riscos e não oferecerem completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou doenças profissionais e do trabalho.
Luvas Um dos equipamentos mais importantes, pois protege as partes do corpo com maior risco de exposição: as mãos. Há vários tipos de luvas e sua utilização deve ser de acordo com o produto a ser manuseado. A eficiência das luvas é medida através de três parâmetros:
1 Degradação: Mudança de alguma das características físicas da luva.
2 Permeação: Velocidade com que uma substância permeia através da luva.
3 Tempo de resistência: Tempo decorrido entre o contato inicial com o lado externo da luva e a ocorrência do produto químico no seu interior.
Entretanto, nenhum tipo de material protege contra todos os produtos químicos apenas luvas de látex descartáveis são permeáveis a praticamente todos os produtos químicos.
Luvas de Cloreto de Polivinila (PVC): Utilizada comumente em todos os setores industriais (para ácidos e álcalis).
Fonte: http://www.betaepi.com.br/admin/foto/foto2_9.jpg
Luvas de Borracha Natural: Utilizada para o manuseamento de ácidos, álcalis diluídos, álcoois, sais e cetonas.
Fonte: http://www.magazinedescartaveis.com.br/imgprod/luvas/127-.jpg
Luvas de Nitrila: utilizada para o manuseamento de ácidos, álcalis, álcoois, óleos, graxa e alguns solventes orgânicos.
Fonte: