epis
OBJETIVOS
Identificar os aspectos políticos, econômicos sociais e culturais do Império Romano.
Estabelecer relações de CAUSA e CONSEQUÊNCIA para explicar o declínio do Império Romano.
Aprofundar e relacionar os conceitos históricos:
IMPÉRIO – SOCIEDADE – ECONOMIA – POLÍTICA – CULTURA - APOGEU – DECLÍNIO – ANTIGUIDADE – MUDANÇA – PERMANÊNCIA – TRANSIÇÃO - CRISE
ATIVIDADE 1
Para investigar as características e as transformações de uma determinada sociedade precisamos observar quatro aspectos fundamentais: sua estrutura política, econômica, social e cultural. Saiba como identificar cada uma delas, revendo os conceitos que estudamos em sala:
Estrutura Política: forma de organização do Estado ou de exercício de poder . Ou seja, refere-se ao poder que alguns grupos sociais exercem sobre o restante da população de uma determinada sociedade. Principalmente através do controle da organização do Estado.
Estrutura Econômica: forma de organização das atividades produtivas, como a agricultura, o comércio, a indústria, a propriedade, o trabalho, os bancos, a tecnologia. Ou seja, diz respeito à forma como os homens se organizam para trabalhar e sobreviver em uma dada sociedade.
Estrutura Social: situação dos diferentes grupos sociais de uma dada sociedade ou da relação entre eles. Diz respeito não apenas às formas de convívio entre os diversos grupos sociais, mas às ideias que influenciam toda a sociedade ou grandes grupos como a filosofia, a ciência e as leis.
Estrutura Cultural: é o conjunto de manifestações artísticas, lingüísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, religião, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura e costumes.
ATIVIDADE 2:
Ao longo da história, diferentes sociedades atravessaram processos de crise. Da mesma forma, com o Império Romano não foi diferente. A