epis
Aprovado Para:
PROTEÇÃO DAS VIAS RESPIRATÓRIAS DO USUÁRIO CONTRA A INALAÇÃO DE PARTÍCULAS SÓLIDAS, QUANDO UTILIZADO COM FILTROS MECÂNICOS OU COMBINADOS E CONTRA GASES E VAPORES, QUANDO UTILIZADO COM FILTROS QUÍMICOS OU COMBINADOS.
Respirador de peça semi-facial
DESCRIÇÃO –
É composto de uma peça semi-facial filtrante com corpo em multicamadas de não tecido; com carga eletrostática permanente, feltro sintético; tirante elástico com dois pontos de fixação sem regulagem, e quando pertinente, uma válvula de exalação.
2 – RECOMENDAÇÕES –
Este respirador, adequadamente selecionado e usado de acordo com o “PPR (Programa de
Proteção Respiratória da FUNDACENTRO – Fundação Jorge
Duprat Figueiredo, disponível em: www.fundacentro.gov.br), reduz significativamente a inalação dos contaminantes pelo usuário, mas não os elimina totalmente. Usar para proteção contra poeiras tóxicas, névoas aquosas, fumos metálicos em concentrações abaixo de 10 vezes o limite de exposição. Os Limites de Exposição estão determinados na Norma Regulamentadora NR-15 – Anexo 12.
Este respirador não pode ser utilizado por pessoas com barba, pelos faciais e/ou cicatrizes na área de vedação da peça facial; pessoas que tiveram variação de peso acentuada e/ou que não foram adequadamente instruídas quanto ao manuseio e utilização do mesmo. Não utilizar contra contaminantes com baixas propriedades de alerta. O uso inadequado e a má conservação deste respirador podem causar doença e/ou morte. Não substituir, modificar, acrescentar ou retirar peças. Para descarte, manuseio e transporte de respiradores contaminados, que possam provocar danos ambientais, seguir as normas e leis federais, estaduais e locais.
3 – VIDA ÚTIL –
A vida útil em uso depende do nível de esforço usuário, volatilidade e concentração dos contaminantes e condições ambientais (umidade relativa e temperatura). Pela NBR23698 -1996 o tempo máximo de uso das PFF é