Epidemiologia
2 - No ano de 1992 foram detectados 473 casos novos de hanseníase nos serviços de saúde do Distrito Federal. No final daquele ano, um total de 2.563 estava em tratamento, incluindo os mais antigos e os que se descobriu, recentemente, serem portadores do bacilo de Hansen. Tomando-se estes números para os devidos cálculos e admitindo-se uma população de 1,5 milhão de habitantes, calcule as respectivas taxas de incidência e prevalência.
3 - A figura abaixo mostra o inicio e o término de 8 episódios de uma doença infecciosa de evolução aguda, em uma escola, no período de cinco semanas de observação. Admitindo-se que esses casos provêm da vigilância continuada de um grupo composto por 200 crianças, pergunta-se: a) Qual a taxa de incidência no período? B) Qual a taxa de prevalência no inicio da segunda semana? C) Qual a taxa de incidência na segunda semana? D) Qual a taxa de prevalência no inicio da terceira semana? E) Qual a taxa de incidência na quinta semana? 4 - Em um serviço de atenção pré natal de uma indústria, 280 gestantes foram acompanhadas desde o primeiro trimestre da gravidez até o parto. Na primeira consulta, todas estavam com exame de urina normal. Durante a gravidez, 14 apresentaram infecção urinária. Calcule o coeficiente. Trata-se de prevalência ou incidência?
5- Um inquérito sobre alcoolismo foi realizado em 1.011 adultos que constituíam amostra aleatória da população adulta do Distrito Federal. No mês de julho de 1985, todas as pessoas componentes da amostra foram entrevistadas, em domicilio e os resultados armazenados em computador. Foram considerados positivos 100 adultos ( a positividade do teste CAGE indica alta probabilidade de alcoolismo).