epidemiologia
Suas aplicações variam desde a descrição das condições de saúde da população, da investigação dos fatores determinantes de doenças.
Metodologia da investigação epidemiológica
A identificação do padrão de ocorrência de doenças nas populações humanas e dos fatores que influenciam (determinam, condicionam) tem sido reiteradamente definida como o objeto de estudo da epidemiologia.
Definições de padrões
Ocorrência da doença: incidência (casos novos e dinâmicos)=> nº de pessoas que contraem a doença em determinado intervalo de tempo; prevalência (doentes e estatístico) => nº de pessoas que tem a doença em determinado tempo.
Determinantes: uma das questões centrais da epidemiologia é a busca da causa e dos fatores que influenciam a ocorrência dos eventos relacionados ao processo saúde-doença. Com esse objetivo, a epidemiologia descreve a freqüência e distribuição desses eventos e compara sua ocorrência em diferentes grupos populacionais com distintas características demográficas, genéticas, imunológicas, comportamentais, de exposição ao ambiente e outros fatores, assim chamados fatores de risco. Em condições ideais, os achados epidemiológicos oferecem evidências suficientes para a implementação de medidas de prevenção e controle.
ANÁLISE EPIDEMIOLOGIO
DESCRITIVA: coleta de todos os dados que descrevem a doença ; estudo retrospectivo os dados são examinados após termino da doença;
ANALÍTICA: determinar provável causa: 1- Estudo de caso-controle: compara-se grupo de doentes c/ livres da doença. Ex: grupo com meningite. 2- Metodo de coorte: estudo das populações: c/ contato c/ agente etiológico e s/ contato c/ agente etiológico. Ex: Hepatite B.
EXPERIMENTAL: baseia se numa hipótese e na realização de experimentos