ramo da marcenaria
Geral: As marcenarias têm boas perspectivas de crescimento nos próximos anos em decorrência da Copa do Mundo da FIFA 2014 e das Olimpíadas RIO 2016. As construções e reformas no setor hoteleiro, assim como a ampliação de novos espaços em áreas comerciais e de gastronomia para atender aos megaeventos, resultam em crescimento da demanda por móveis e projetos sob encomenda.
Crescimento do setor moveleiro: Em 2012, o varejo de móveis apresentou crescimento de 4,5% em peças e 8% em faturamento, com previsão de crescimento de 6,8% nos produtos e 9,7% no faturamento para 2013. Resultados até julho de 2013 revelam alta de 4,8% nos volumes vendidos e 7,1% nos valores, confirmando a expectativa de crescimento. Na produção, o crescimento previsto para 2013 era de 5,5%. Até julho o crescimento foi 4,5%.
Tendências de personalização: A necessidade de diferenciação e incorporação de design aos móveis, assim como a tendência de mercado de criar ambientes cada vez mais personalizados, aliadas às perspectivas de crescimento do setor moveleiro decorrentes dos megaeventos a serem realizados no Brasil, geram oportunidades para as marcenarias, que podem desenvolver e executar projetos sob medida, tanto para residências quanto para hotéis, pousadas, bares, restaurantes e outros estabelecimentos comerciais que estão se preparando para receber turistas em 2014 e 2016.
Clientes:
Pessoas físicas: Com a escassez e o aumento no custo da mão-de-obra qualificada, os móveis residenciais sob medida são cada vez mais destinados aos consumidores das classes média e alta. Nesses casos, os projetos tendem a ser desenvolvidos por arquitetos e designers de interiores, que buscam adequar os ambientes ao perfil de seus clientes, criando espaços exclusivos.
Pessoas jurídicas e profissionais liberais: O segmento comercial e profissional é composto de consultórios, clínicas, escritórios, pontos de venda em geral, lojas franqueadas, bancos, bares, restaurantes, hotéis, pousadas, shopping