Epidemiologia
Curso: Psicologia
Disciplina: Epidemiologia / Seminário
Prof.ª: Célia Geralda de Oliveira Pessôa Alunos: Ana Carolina Almeida Cynara Drumond
1.0 - Conceito de epidemiologia
É a ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades, danos à saúde e eventos associados a saúde coletiva, propondo medidas específicas de prevenção, controle, ou erradicação de doenças, e fornecendo indicadores que sirvam de suporte ao planejamento, administração e avaliação das ações de saúde. (Rouquayrol e Goldbaum, 1999)
2.0 - Estudos ecológicos
2.1 – Conceito
São estudos que se desenvolvem a partir de uma unidade de análise. Sendo essa unidade uma população específica de uma região ou ainda um grupo de pessoas que geralmente pertencem a uma área definida.
2.2- Fontes de pesquisa para estudos ecológicos - SIM: Sistema de Informações sobre Mortalidade - SINASC: Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos - SINAN: Sistema de Informação de Agravos de Notificação - IBGE: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
2.3 – Objetivos
Avaliar o contexto social e ambiental analisando como eles podem afetar a saúde dos grupos populacionais. Promover a construção de hipóteses etnológicas a respeito da ocorrência de uma determinada doença constatando sua frequência e formas de intervenção na população. Etnologia: Ramo das ciências humanas que tem por objeto o conhecimento do conjunto dos caracteres de cada etnia, a fim de estabelecer as linhas gerais da estrutura e da evolução das sociedades.
2.4 - Variáveis utilizadas
1- Medidas agregadas: Sintetizam as características individuais dentro de cada grupo. Ex.: proporção de fumantes, taxa de incidência de uma doença e Renda familiar média;
2- Medidas ambientais: São características físicas do lugar onde os membros de cada grupo vivem. Ex.: Poluição do ar,