Epidemiologia VIGITEL
ESCOLA DE ENFERMAGEM ANNA NERY
Consulte o relatório final com resultados da última pesquisa VIGITEL (2012) e responda:
1- O que significa essa pesquisa? O que ela investiga? Aponde limitações na metodologia.
A Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico) é responsável pelo monitoramento de fatores de risco para doenças crônicas de grande importância para a Saúde Pública brasileira. A sua metodologia é relativamente limitada pelo período máximo de sete anos, portanto, as variações temporais que não tenham sido uniformes ou que tenham apresentado pequena magnitude tendem a não ser detectadas pelos critérios utilizados.
2- Qual capital apresentou maior prevalência de sobrepeso e obesidade? Quais os valores de sobrepeso para homens e mulheres do Brasil em 2012? Relacione esses fatores com o processo de transição epidemiológica no Brasil.
Rio branco (obesidade) / Campo Grande (sobrepeso) ; No caso das mulheres, de38,1% a 52,4% apresentaram sobrepeso nas capitais brasileiras. Já no caso dos homens, esse valor correspondia de 45,8% a 61,4%. Esses valores tendem a diminuir, pois com o uso de estudos epidemiológicos se torna possível analisar as causas do problema, para então promover planos de prevenção.
3- Como o enfermeiro atuante na saúde pública pode colaborar para o enfrentamento das doenças crônicas no cotidiano de seu trabalho?
Esse enfermeiro atua na promoção da saúde através de ações educativas, a fim de que essas doenças sejam prevenidas. Atua, também, na orientação aos portadores dessas doenças para que sejam evitados seus agravos. Ainda, o enfermeiro pode fazer o cuidado para que possíveis agravos sejam amenizados. Ele deve também realizar registros dos casos, para tornar possível o conhecimento da quantidade e gravidade dos portadores.