História da Educação
Vivíamos num período de Ditadura militar, o General Ernesto Geisel assume a presidência e começa um lento processo de transição em rumo a democracia.
Altas taxas causam a insatisfação popular, diminuem os créditos e empréstimos internacionais causando om isso a crise do petróleo e a resseção mundial.
Muitos militares de linha dura não toleram os meios de Geisel governar e promovem ataques clandestinos a membros da esquerda, muitos são assassinados por exemplo em 1975, o jornalista Wladimir Herzog, na mesma situação em 1976,o operário Manuel Fiel Filho
Em 1978 Geisel abre caminho para a volta da democracia acabando com o Al-5, e restaurando o habeas-corpus.
Ainda nesse ano o General João Batista Figueiredo decreta a lei da anistia permitindo assim a volta de todos os exilados ao Brasil, políticos ou não.
Em 1979 ,é aprovada a lei que restabelece o pluripartidarismo no país, sendo alterado o nome dos partidos como “ARENA “que passa a ser “PDS, e o “MDB” passa a ser “PMDB” ,e nascem ainda outros com o “PT e o PDT”
E em 1980 emerge a democracia em meio ao mar de sangue proveniente da ditadura.
Na educação em 70 destacam-se a atuação de algumas entidades como a SOCIEDADE BRASILEIRA PARA O PROGRESSODA CIÊNCIA-SBPC.
De 1976 a 1980 representaram em suas reuniões momentos de resistência ao regime militar e contribuíram na luta a favor da democracia brasileira.
A associação nacional da educação ANDE foi criada em 1978.
Para a Conferencia Brasileira de Educação, CBE, tiveram importante papel em sua articulação entidades como ANPED e ANDE, juntamente com o CEDES DA UNICAMP.