Epidemiologia Ocupacional:
Visita na comunidade carente de são Luis vila cascavel
São Luis
2013
Relatório
Iniciamos a nossa visita na vila cascavel no dia 23 de outubro de 2013, Observamos a precariedade que a população se encontra, sem saneamento básico e a convivência da população com os esgotos a céu aberto é uma constante, falta de segurança, e higienização, não tem água o que obriga a população a buscar água em uma comunidade visinha que por sua vez não é tratada.
Como vimos acima por essas situações precárias que eles vivem estão sujeitos a varias doenças como: Leptospirose, dengue, diarreias, sarampo, gripe, verminoses em geral. As ações ficam por conta das igrejas evangélicas que fazem mutirões para prevenir e levar informações básicas para comunidade que se encontra sem nenhum acompanhamento de profissionais da saúde.
Contudo, mesmo com a ajuda das igrejas a maioria da população rejeita o que a mesma oferece por falta de conhecimento, esclarecemos a população que devemos lavar as mãos antes e depois das refeições, ferver ou filtrar a água antes de ser ingerido, como fazer o soro caseiro, tomar vacinas, e que todos devem participar dos mutirões, evitar o contato o máximo possível com o lixo, e procurar ajuda especializados em um posto de saúde mais próximo.
A comunidade teve uma enorme rejeição à nossa presença por falta de desenvolvimento, segurança e conhecimento.
Ruas da Vila Cascavel
Questionamento avaliativo baseado no filme\Epidemia
01-Na sua opinião, houve a falta da vigilância epidemiológica que influenciou para o acontecimento dessa epidemia?
R- Sim, quando surgiu o primeiro caso em julho de 1967 eles já sabiam que se tratava de um vírus , que decidiram acabar com toda aquela vila fazendo uma varredura.
02-Caso a vigilância epidemiológica apreendesse o macaco, isso teria resolvido? Justifique sua resposta.
R- Sim, por que a doença não tinha se expandindo tanto como aconteceu.