Epidemiologia Descritiva
Saúde pública é a ciência e a arte de:
Evitar doenças;
Prolongar a vida;
Desenvolver a saúde física e mental;
Organização da sociedade para o saneamento do meio ambiente;
Controle de infecções na comunidade;
Organização de serviços médicos para prevenção de doenças.
A epidemiologia persegue a observação exata, a interpretação correta, a explicação racional e a sistematização científica dos eventos de saúde-doença em nível coletivo, orientando, portanto as ações de intervenção.
A epidemiologia é a ciência que estabelece ou indica e avalia os métodos e processos usados pela saúde pública para prevenir doenças. A medicina preventiva, abrangente e envolve a saúde pública e a medicina individual. A clínica tem como ciência básica primordial a patologia. O suporte científico da saúde pública é a epidemiologia.
Epidemiologia e saúde – Rouquaryol, M.Z.
Prevenir e prever antes que algo aconteça, ou mesmo cuidar para que não aconteça. Prevenção em saúde pública é a ação antecipada, tendo por objetivo interceptar ou anular a evolução de uma doença. A prevenção pode ser feita nos períodos de pré-patogênese e patogênese.
O conhecimento da história natural da doença favorece o domínio das ações preventivas necessárias. Se um dos fundamentos de prevenção é cortar elos, o conhecimento destes é fundamental para que os objetivos sejam atingidos.
Devem ser conhecidos os múltiplos fatores relacionados com o agente, o suscetível e o meio ambiente, e com a evolução da doença no acometido.
PERÍODO PRÉ-PATOGÊNICO A prevenção primária que se faz com a intercepção dos fatores pré-patogênicos inclui:
Promoção da saúde;
Proteção especifica.
PERÍODO PATOGÊNICO A prevenção secundária é realizada no indivíduo, já sob a ação do agente patogênico, ao nível do estado de doença, e inclui:
(a) Diagnóstico;
(b) Tratamento precoce;
(c) Limitação da invalidez
A prevenção terciária consiste na