Noções basicas toxicologia
Conceitos básicos
INTRODUÇÃO
“Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças, levando-se em conta que o homem é um ser que se distingue não somente por suas atividades físicas, mas também por seus atributos mentais, espirituais e morais e por sua adaptação ao meio em que vive.” (Organização Mundial de Saúde)
Todos os seres Humanos tem o direito ao melhor estado de saúde, independente da raça, religião, opinião política, condição econômica ou social.
Os agentes causadadores de doença de trabalho podem ser físicos, químicos ou biológicos.
Exemplos:
Físicos: Ruídos, eletricidade, temperatura, radiações, entre outros;
Químicos: Substâncias orgânicas e inorgânicas (Sólidos, pó, líquidos, gases ou vapores com efeito irritante e/ou tóxico);
Biológicos: Vírus, bactérias, protozoários, parasitas, animais daninhos, plantas venonosas.
Outro agente nocivo do ambiente do trabalho é o ergonômico ou mecânico: traumatismos e os fatores que derivam do não ajustamento da máquina ao operador. Além do agente psicossocial, como por exemplo: ansiedade e depressão.
Para evitar a ocorrência de doenças, a melhor maneira é a prevenção. Para tanto, foram criadas leis que obrigam as empresas e os empresários a dedicarem atenção à saúde dos seus funcionários, seja realizando os exames médicos (periódicos, admissionais, demissionais, de retorno ao trabalho e de mudança de função), ou cumprindo o Programa de controle médico de saúde ocupacional, que visa dar melhores condições de trabalho, monitorando os problemas de saúde detectados ou ainda, identificando os locais de risco, adotando medidas para evitar a doença, como por exemplo uso de EPI.
EPIDEMIOLOGIA
DEFINIÇÃO GERAL
“Ciência que estuda o processo saúde-doença em coletividades humanas, analisando a distribuição e os fatores determinantes das enfermidades,