Epidemiologia-Aids
SAÚDE
Epidemiologia
• A epidemiologia é uma disciplina básica da saúde pública voltada para a compreensão do processo saúde-doença no âmbito de populações. • Como ciência, a epidemiologia fundamenta-se no raciocínio causal; já como disciplina da saúde pública, preocupa-se com o desenvolvimento de estratégias para as ações voltadas para a proteção e promoção da saúde da comunidade.A epidemiologia constitui também instrumento para o desenvolvimento de políticas no setor da saúde. Sua aplicação neste caso deve levar em conta o conhecimento disponível, adequando-o às realidades locais.
Indicadores
• Segundo Maria Zélia Rouquayrol :“Indicadores de saúde são parâmetros utilizados internacionalmente com o objetivo de avaliar, sob o ponto de vista sanitário, a higidez de agregados humanos, bem como fornecer subsídios aos planejamentos de saúde, permitindo o acompanhamento das flutuações e tendências históricas do padrão sanitário de diferentes coletividades consideradas à mesma época ou da mesma coletividade em diversos períodos de tempo”
• A utilização de indicadores de saúde permite o estabelecimento de padrões, bem como o acompanhamento de sua evolução ao longo dos anos. Embora o uso de um único indicador isoladamente não possibilite o conhecimento da complexidade da realidade social, a associação de vários deles e, ainda, a comparação entre diferentes indicadores de distintas localidades facilita sua compreensão.
Taxa de Mortalidade
Específica
• A taxa de mortalidade é um indicador que reflete o número de óbitos gerais por cada 1000 habitantes de uma população num determinado período de tempo.
• Então taxa de mortalidade especifica é um indicador que mede o número de óbitos por causa especifica de uma doença ou agentes externos. INCIDENCIA DE AIDS NO BRASIL
EM 2010
• RS foi estado com mais casos; 37,6 pessoas a cada 100 mil habitantes. Acre registrou o menor número; 7,2 a cada 100 mil
habitantes.