Resenha Fílmica sobre a AIDS - E a vida continua
SPOTTISWOODE, Roger. E a Vida Continua. [Documentário - Drama]. Filme baseado no livro And the band Played On de Randy Shilts . Direção de Roger Spottiswoode. EUA, 1993. HBO. DVD, 136 min.
Randy Shilts o autor do livro usado na produção deste filme, nasceu em 8 de agosto de 1951 na cidade de Davenport, Iowa, mas foi em Aurora, Illinois que Randy cresceu, estudou jornalismo na Universidade de Oregon. Foi aclamado jornalista e escritor estadunidense gay. Trabalho para diversos veiculos de comunicação e estações de televisão de San Francisco Bay Area, além de escrever diversos livros, dentre eles o que retrata a história da Epidemia da AIDS nos Estados Unidos. O livro que foi transformado em um filme pela HBO em 1993 com a participação de grandes autores. Randy faleceu em fevereiro de 1993, vítima do virus da AIDS.
Roger Spottiswoode, diretor e roteirista canadense, nasceu na Ottawa, no dia 05 de janeiro de 1945. Ele começou a carreira como editor na decáda de 70 e dirigiu grandes filmes e produções para a TV, entre eles estão Sob Fogo Cerrado, (1983), James Bond de 1997, O Amanhã Nunca Morre e o E a Vida Continua, baseado na obra do escritor e jornalista Randy Shilt
Neste filme o diretor tenta reiterar a importância de equacionar o estudo da epidemiologia com o conjunto de ações e práticas indispensáveis para as descobertas de causas epidemiológicas, assim como o controle, solução e prevenção de doenças que possam afetar uma população, além de discutir a necessidade de aprimorar os estudos da epidemiologia em busca da qualidade de vida em tempo de crises epidemiológicas, como o caso da AIDS.
A idéia central do filme é o vírus da AIDS, sua história, os primeiros casos da doença, a epidemia, o preconceito sofrido pelos homossexuais, o descaso dos governamentais diante da doença, o luta incansável do médico Don Francis, pesquisador incansável, que desconfiava do caráter epidêmico da estranha doença, detectada inicialmente entre os