epi e epc
COLECISTECTOMIA LAPAROSCOPICA (CIRURGIA DE "PEDRAS" NA VESÍCULA)
A vesícula é em um órgão com forma de pêra, localizada abaixo do fígado na parte superior direita do abdômen. Sua função é armazenar a bile. Está unida ao duto biliar que tem origem no fígado e traz a bile para vesícula e ao intestino. Neste local a bile ajuda na digestão dos alimentos. A vesícula é um órgão dispensável para uma vida saudável.
CALCULOS ("PEDRAS")
As pedras são formadas na vesícula pelo excesso de colesterol na bile. Os cálculos são um problema bastante freqüente. Quando elas causam dor ou outros problemas,o tratamento usualmente é necessário. A remoção da vesícula é um dos tipos de cirurgia mais comuns. Em passado recente, a cirurgia aberta era a única opção.Neste procedimento a internação é de 3 a 7 dias e o corte de 10 a 20 cm. de extensão, e conseqüente cicatriz.
LAPAROSCOPIA
A laparoscopia é um aparelho formado por varias lentes em seu interior. Neste aparelho é conectada uma micro-câmera que transmite a imagem a um monitor de TV. Este conjunto oferece uma imagem nítida e magnificada, permitindo a observação nítida dos órgãos internos do abdômen.
CIRURGIA
A colecistectomia é a remoção cirúrgica da vesícula. Usando a avançada tecnologia laparoscópica é possível remover a vesícula por pequenos cortes no abdômen. O procedimento é realizado com anestesia geral. O cirurgião insufla gás carbônico (inofensivo) no interior do abdômen para criar espaço entre a parede abdominal e o conteúdo. Após a criação deste espaço é introduzido o instrumental para realizar-se a cirurgia. O tempo da cirurgia depende da intensidade da inflamação da vesícula, podendo levar de 1 hora ou mais.
QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?
O principal benefício é a recuperação do paciente. A dor no pós-operatório está localizada mais freqüentemente abaixo da costela do lado direito e eventualmente dor no ombro direito. O período de internação costumeiramente é de um dia. A volta