epa- pensamento administrativo
Alguns fundamentos da teoria de Taylor: Diminuir Custos e pagar melhores salários, Elevar a produtividade, Empregados cientificamente selecionados, Empregados cientificamente treinados, Sistema que força operário a Ociosidade, Gerentes desconhecem rotinas de trabalho, Falta de uniformidade
Teoria Clássica da Administração: Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência. Fayol relacionou 14 princípios básicos, eis exemplos: Divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção, Subordinação dos interesses individuais (ao interesse geral), Remuneração, Ordem, Estabilidade dos funcionários, Espírito de equipe.
Teoria Comportamental: A Teoria Comportamental trouxe a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores (Teoria Clássica e Relações Humanas) e a adoção de posições explicativas e descritivas com sua profunda ênfase nas pessoas. São abordados na teoria comportamental as Teoria das necessidades Humanas (Maslow) e Dois fatores (Herzberg), Enriquecimento de cargos, Sistemas da Administração.
Teoria Geral de Sistemas: Elaborada para transcender os problemas exclusivos de cada ciência e proporcionar princípios gerais (sejam físicos, biológicos, sociológicos, químicos e etc). A TGS é essencialmente totalizante: os sistemas não podem ser compreendidos apenas pela análise separada e exclusiva de cada uma das partes. Expansionismo, Pensamento Sintético, Teleologia, Conceito de entrada e Conceito de sinergia são alguns conceitos abordados.
Abordagem Quantitativa: Uso da técnica matemática, estatísticas, probabilidade e gestão de projetos. Uso das técnicas matemática e quantitativa para a criação e análise de modelos que possam facilitar a solução de problemas.