EP Em Constru O
Retificador Semi-controlado Os conversores completos ou de dois quadrantes podem operar com tensões médias DC na carga tanto positiva como negativa. No modo de retificação, eles fornecem potencia a partir da fonte AC para a caraga DC. Há várias aplicações que demandam o fluxo de potencia semente da fonte AC para a carga DC, e portanto são operadas apenas no modo de retificação. Isso é obtido em retificadores de ponte quando se substitui metade dos SCR's por diodos. Esses circuitos são denominados como retificadores em ponte de um quadrante ou semi-controlados. Outro método alternativo de obter a operação um quadrante em retificadores em ponte é ligar um diodo de retorno nos terminais de saida do reificador. O circuito semi controlado básico em ponte é postrado na figura 01 a seguir:
Com uma carga indutiva, uma comutação (transferência de corrente) ocorre a cada semi ciclo para fazer com que a corrente na carga passe através do diodo. A corrente passa por SCR1 e D3 no intervalo π a (π + a) e por SCR2 e D4 durante 2 πa forma de onda de saida se toranará a mesma como se a carga fosse resistiva pura. A tensão média de saída pode, portanto, ser variada e ir de seu valor máximo positivo a zero, à medida que o ângulo de disparo muda de 0º a 18º. O valor médio da tensão de saída é dado por: Vo(avg) = Vm(1 + cosa) / π
Disparo com PUT
Ligada a alimentação e estando o capacitor inicialmente descarregado (VA = VC = 0) o PUT estará cortado (TR1 polarizado reversamente). O capacitor C se carrega através de R. quando a tensão no capacitor ultrapassar a tensão de gate (VRB1) em cerca de 0,7v TR1 começa a conduzir disparando o PUT. Nesse instante C se descarrega através do PUT de RL. Quando a tensão de anodo cair abaixo da tensão de vale, o PUT voltará a cortar e C volta a se carregar novamente através de R.
3 Componentes de potência - SCR (retificador controlado de silício)
Os retificadores controladros de silicio, ou SCR são componentes