AULA 1 MIGUEL RESUMO
- Estudo das obras arquitetônicas construídas no passado.
Critica da Arquitetura
- O julgamento e interpretação das obras arquitetônicas segundo critérios do critico ou arquiteto.
Teoria da Arquitetura
- Discurso sobre prática e produção da disciplina, tendo grande desafio que oferece alternativas e novos paradigmas no tratamento do problema.
Análise histórica
- Levando em conta a História da Arquitetura, vendo eventos e métodos de projeto e construção com o passar do tempo. Estabelece uma sequencia cronológica do passado e tendo ou não relações diretas com o presente e projeta-las para o futuro.
Analise conceitual
- Fala sobre a Teoria da Arquitetura e trata do que é arquitetura, o que ela deve produzir e como faze-la. Conceituando pensamentos para produzir, identificar e explicar, principalmente pelo uso de analogias.
Análise critica
-Critica da Arquitetura, tratando de processos e registro ao meio ambiente construído. Estabelecendo uma valorização a arquitetura, baseando em sua teoria e história.
Teoria é a pratica da reflexão sobre a arquitetura, a filosofia da arquitetura, reflete sobre questões conceituais e intelectuais como: definições, limites, origens, impacto social, objetivos, relação da arquitetura com a história, sociedade e ambiente, significado de arquitetura e princípios.
Tipos de Teoria Arquitetônica
- Teorias são caracterizadas de varias maneira de apresentar seu objeto:
Prescritiva
- Oferecendo novas soluções, ou ressuscitando antigas, para problemas específico que estabelece novas normas de praticar. Levando em conta padrões positivos e as vezes uma nova metodologia de projeto, podendo ser critica ou conservadora., mas sempre polemico.
Proscritiva
- Contrário da prescritiva, seus padrões devem ser evitados. Uma boa arquitetura é aquela que não tem atributos negativos, como por exemplo o zoneamento funcional que determina a qualidade adequada limitando varias coisas.
Critica
- A teoria critica é