enxofre
O Enxofre é matéria prima em inúmeras indústrias de diversos segmentos da economia. O enxofre é um elemento químico que faz parte da tabela periódica de símbolo S. O seu nome vem do latim sulphur. O número atômico do enxofre é 16 e isto significa que ele tem 16 prótons e 16 elétrons com massa atómica 32 u. Podemos encontrar enxofre na temperatura ambiente no estado sólido. O enxofre é muito importante na indústria sendo utilizado em diversas aplicações e sem ele seria difícil a manutenção da vida na Terra. Isto ocorre porque o enxofre está presente nos organismos vivos, sendo fundamental em muitos aminoácidos. O Enxofre é classificado como um não-metal insípido e inodoro. Ele é encontrado na natureza em forma de cristais amarelos que ocorrem em diversos minerais de sulfito e sulfato, ou mesmo em sua forma pura nas regiões vulcânicas. Sem o enxofre teríamos dificuldade até produzir alimentos já que ele é usado em fertilizantes. O enxofre também é importante na produção de pólvora, de medicamentos e de inseticidas.
Extração do Enxofre
Quando o enxofre é de natureza sedimentar, pode ser extraído por processos diversos. O proveniente da Sicília, por exemplo, obtém-se aquecendo o minério em fornos especiais, para volatilizá-lo e recolhê-lo em câmaras de sublimação, em estado de pureza.
Quando o enxofre se acha infiltrado em formações muito profundas, como ocorre no golfo do México, capeado por camadas de areia sem coesão, de lodo, e de arenito com petróleo e gás natural, não são possíveis de aplicação os métodos tradicionais de minera por poços e galerias. Emprega-se, nesse caso, o método desenvolvido por Herman Flasch, que deu grande impulso ao desenvolvimento das indústrias que dependem do enxofre. O método Frasch consiste em cavar poços, introduzindo-se nas rochas sedimentares três tubos concêntricos. Pelo tubo externo é injetada água superaquecida, destinada a fundir o enxofre em seu depósito