Envolvimento e motivação no ambiente em grupo
Mello, Arthur Z. de.
Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS
Resumo
Tomando o fato de que atualmente grande parte do sucesso das equipes e grupos de trabalho ou pesquisa está diretamente relacionada às relações interpessoais dentro dos mesmos, este artigo tem como objetivo abordar temas relevantes ao melhoramento destas relações a fim de aumentar o rendimento coletivo. Como desenvolver características de liderança para atuar dentro do grupo, podendo, então, influenciar positivamente e criar entusiasmo nos demais, extraindo o máximo de cada um, e, como a motivação, o envolvimento e o suprimento de necessidades individuais nas pessoas do grupo pode interferir no alcance dos objetivos da equipe, além de técnicas de comunicação e troca de informações que podem ser úteis para a otimização destas relações.
Palavras-chave: Motivação, trabalho em equipe, liderança, envolvimento, comunicação
1. Introdução
Saber trabalhar em grupo, hoje, tornou-se uma fundamental virtude indispensável para qualquer individuo, desde quando ingressa nas primeiras relações sociais até a sua entrada nos meios de trabalho e pesquisa. Não só as grandes organizações, como, a sociedade em si demanda essa soma de esforços que culminam na otimização de uma ou mais determinadas tarefas. Atualmente, são raros os exemplos daqueles que possuem a oportunidade de trabalhar de maneira exclusivamente individual ou com um mínimo de relações com uma equipe. Quando tratamos do âmbito organizacional ou de estudo e pesquisa, esse número se torna ainda mais escasso.
Provêm dessa necessidade e do constante contato com os grupos sociais, com os quais estamos nos relacionando em torno de um ou mais objetivos maiores, algumas dificuldades e temores que muitas vezes dificultam e até mesmo baixam o rendimento individual e, consequentemente, coletivo. O ser humano em si demanda em satisfazer algumas necessidades para sentir-se à vontade em um