Envie uma vida em Diamond Dash
O presente instrumento possui a finalidade de abordar sobre o comportamento profissional, nas diretrizes da ética e moral, partindo de tal premissa faz-se necessário expor os conceitos básicos os quais passamos a analisar.
A ética está sempre atrelada a moral e ao direito, para o Doutrinador Robert Srour (2000; p. 29):
(...) o que vem a ser a moral? Um conjunto de valores e de regras de comportamento, um código de conduta que coletividades adotam, quer sejam uma nação, uma categoria social, uma comunidade religiosa ou uma organização. Enquanto a ética diz respeito à disciplina teórica, ao estudado sistemático, a moral corresponde às representações imaginárias que dizem aos agentes sociais o que se espera deles, quais comportamentos são bem-vindos e quais não.
Destarte, a moral é quando as regras são assumidas pela própria pessoa e pode ser usada como um referencial moral comum para um determinado grupo de pessoas.
Leciona sobre o conceito de ética o doutrinador Lázaro Plácido (2000; pag. 24):
“A ética, como expressão única do pensamento correto, conduz à ideia da universalidade moral, ou ainda, à forma ideal universal do comportamento humano, expressa em princípios válidos para todo pensamento normal e sadio.”
Contudo, a ética é um conjunto de normas que formam a consciência do profissional. A ética reflete e estuda as regras estabelecidas pela moral e pelo direito na busca pela realização individual e pelo bem comum de uma sociedade, mas por sua vez não estabelece regras. Ela é de fundamental importância em todas as profissões, e para todo ser humano, para que possamos viver relativamente bem em sociedade.
E o direito estabelece leis para uma área ou sociedade delimitadas. Podem existir conflitos entre a moral e o direito e isso ocorre quando os argumentos morais impedem que uma pessoa acate uma determinada lei.
Toda profissão possui um código de ética, e o profissional, deve conhecer e cumprir todas as