Envie uma vida em diamond dash
A “Revolução Verde” na agricultura evitou a fome de bilhões de pessoas no século XX. Sendo que muitas dessas vidas devem agradecer aos fertilizantes nitrogenados, mas poucos sabem que a poluição por nitrogênio dos fertilizantes e outras fontes se tornou um grande problema ambiental que ameaça a saúde e o bem-estar humanos.
..........
Estudos observacionais comparativos entre variações dos níveis ambientais dos poluentes e das consultas de pronto-socorro e internações hospitalares mostram que os particulados são os responsáveis diretos por danos a saúde de crianças e adultos, assim como pessoas maiores de 65 anos.
As principais fontes de óxido nítrico (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2) são os motores de automóveis. As usinas termoelétricas e industriais que utilizam combustíveis fósseis contribuem em menor escala. Durante a combustão sob elevadas temperaturas, o oxigênio reage com o nitrogênio formando oxido nítrico (NO), dióxido de nitrogênio (NO2) e outros óxidos de nitrogênio (NOx). Esses compostos são extremamente reativos e na presença de (O2), ozônio e hidrocarbonetos, o No se transforma em NO2. Que por sua vez, se transforma em (O3), na presença da luz do sol, hidrocarbonetos e oxigênio. Sendo o ozônio, um dos principais precursores deste poluente na troposfera.
Ao contrario de muitos poluentes, as concentrações de NO2 nos ambientes internos estão relacionadas com as concentrações externas, pois este poluente se difunde com muita facilidade de fora para dentro das edificações através de mecanismo de ventilação. A isto se soma o fato de existirem várias fontes de NO2 e outros óxidos dentro das residências, como fogão a gás, aquecedores que utilizam querosene(regiões frias) e cigarro.
O NO2, quando inalado atinge as regiões mais periféricas do pulmão devido a sua baixa solubilidade. Seu efeito tóxico está relacionado ao fato de ser um agente oxidante. Associações entre excessos de mortes por todas