Marketing esportivo
“Marketing esportivo é a aplicação específica dos princípios e processos de marketing aos produtos esportivos e ao marketing de produtos não esportivos por meio da associação com o esporte.” (Shank, 2002, apud Morgan, Melissa Jonhson, 2008, p.6)
Observa-se que as empresas que se utilizam desta ferramenta fixam sua marca ou produto não apenas como anunciantes, mas sim como parceiros, os quais, na visão do consumidor, permitem que os campeonatos ou times patrocinados tenham sucesso e continuidade. Além disso, esta associação da marca ao esporte pode proporcionar uma lealdade às empresas. Por exemplo, no ano de 2009 na Nascar, categoria do automobilismo americano, notou-se uma lealdade de 72% aos patrocinadores. Ou seja, 72% dos fãs da categoria assumem comprar um produto de um patrocinador em detrimento a um não-patrocinador.
Sendo o esporte um instrumento de transformação social do mundo globalizado, o que pode ser constatado através de grandes eventos como o Superbowl, a Copa do Mundo de Futebol, as Olimpíadas, os quais são vistos através da televisão por bilhões de pessoas, observa-se que o Esporte, como negócio, hoje é encarado de forma séria, pois tem um prestigio incomparável advindo da imagem que o mesmo proporciona tanto ao atleta como a indústria.
A exposição de uma marca ou produto através do marketing esportivo pode ser caracterizada como merchandising, uma vez que é uma forma de publicidade não tão explícita. O produto, neste caso, faz parte do ambiente e não permite que se perca o foco principal que é o evento esportivo em