Envie uma vida em Diamond Dash
Vejo tudo crescer
Vejo a vida mil vezes melhor
(Gilberto Gil)
Nele, o emprego da expressão “mil vezes melhor” intensifica/exagera a ação, produzindo uma figura de linguagem. Que figura é essa?
Escolher uma resposta. a. Hipérbole b. Metonímia c. Metáfora d. Ironia
Question 3
Notas: 1
Leia o texto abaixo:
[...] Retomo o livro e leio mais um trecho grifado: o professor Schianberg diz que a natureza do amor, de não nos permitir escolher por quem nos apaixonamos, é uma rota que pode conduzir _____ ruína. Entendo por que Schianberg escreveu isso. E dou razão _____ ele. Alguns amores levam _____ ruína. Eu soube disso desde _____ primeira vez em que Lavínia entrou na minha casa. [...]
AQUINO, Marçal. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 25.
Agora selecione a alternativa que preencha corretamente as respectivas lacunas:
Escolher uma resposta. a. a – à – à – a b. à – a – à – a c. à – a – à – à d. à – à – à – à
Question 4
Notas: 1
Leia o verso abaixo:
Está provado, quem espera nunca alcança
(Chico Buarque)
O compositor cria uma relação de intertextualidade com qual provérbio popular?
Escolher uma resposta. a. Antes tarde do que nunca. b. Quem espera sempre alcança. c. As aparências enganam. d. Azar no jogo, sorte no amor.
Question 5
Notas: 1
Imagine que uma pessoa, ao informar a outra sobre o falecimento de um conhecido, diga: “O Osvaldo descansou dessa vida...”
Sobre essa frase, podemos dizer que:
Escolher uma resposta. a. há um eufemismo, pois o locutor, por meio da expressão “descansou dessa vida”, suaviza o acontecimento e torna a morte menos chocante. b. há uma catacrese, pois o locutor usa inapropriadamente a palavra “descansar” por não haver outra mais adequada. c. há uma hipérbole, pois o locutor exagera ao deixar implícito que é possível alguém descansar depois da morte.