Envie uma vida em Diamond Dash
O crescimento do consumo mundial e o consequente aumento da concorrência obrigam as empresas a aperfeiçoar seus sistemas de produção com o intuito de reduzir ao máximo o percentual de falha, buscando uma maior produtividade. Quanto mais rápido as falhas em processos forem detectadas e solucionadas, menores serão os prejuízos para a empresa. Outro aspecto não menos relevante, é a segurança que a manutenção, quando feita de forma apropriada, proporciona não só para as pessoas envolvidas com o processo de produção, como também a segurança do patrimônio da empresa e a integridade dos seus colaboradores.
Portanto, a manutenção quando feita de forma apropriada, torna o sistema de produção de uma indústria mais ágil e seguro, reduzindo a chance de paradas inesperadas dos equipamentos, além de prevenir riscos a pessoas e ao processo. Podemos observar os benefícios provenientes da manutenção, através de uma pesquisa realizada pela Plant Performance Group (uma divisão da “Technology for Energy Corporation”), envolvendo mais de quinhentas indústrias localizadas nos Estados Unidos, Canadá, Grã-Bretanha, França e Austrália, relacionadas na Tabela 1.
Tabela 1 – Benefícios oriundos da manutenção preditiva
Redução dos custos de manutenção 50 a 80%
Redução de falhas nas máquinas 50 a 60%
Redução de estoques de sobressalentes 20 a 30%
Redução de horas extras para manutenção 20 a 50%
Redução do tempo de parada das máquinas 50 a 80%
Aumento na vida das máquinas 20 a 40%
Aumento na produtividade 20 a 30%
Aumento dos lucros 25 a 60%
Fonte: Plant Performance Group (1988)
Dentre as ferramentas que vem surgindo no auxílio da manutenção em geral, temos os sistemas inteligentes, em especial a lógica fuzzy. Essa lógica trabalha com variáveis de entrada imprecisas, atribuindo a elas uma aproximação e gerando assim um valor de saída lógico mesmo havendo ruídos ou até mesmo membros faltantes.
Assim, a proposta deste trabalho é utilizar lógica fuzzy como