Envie energia e ajude os amigos!
Destaca-se a evolução e o crescimento das cidade,que enriquece a burguesia, e desenvolve o comercio e desenvolvi varias ocupações profissionais,as mudanças ocorrerão pelo modo de pensar da sociedade.
Os grupos religiosos demonstram que as mudanças atingiram o terreno da Fé . O principal a reforma protestante,movimento de ruptura,século XVI , e assim se abriu o caminho para o cristianismo.
A reforma protestante pode se dizer que foi uma revolução religiosa,o poder da igreja foi questionado e desafiado.Essa situação ocorreu no século XVI ,assim surgiu novas religiões. Não passando despercebida pela igreja católica,está reforma passou a ser chamada de contra reforma.(reforma católica).
A crise marcou a passagem do feudalismo para o capitalismo.Assim acabou o império romano, assumindo a igreja o papel da educação publica,justiça e economia.A reforma serviu para ajustar a sociedade ao modelo capitalista,moldando a em novos valores e ideais na economia Européia.
Assim a reforma católica reforçada pela criação da companhia de Jesus,ordem religiosa fundada por Inácio de Loyola em 1540,transformando-se um verdadeiro exército em defesa dos princípios católicos.Para alcançar este objetivo fundando varias escolas em muitas partes no mundo,inclusive no Brasil os jesuítas foram responsáveis pela catequização dos índios e pela criação de escolas na America.
A educação brasileira vivenciou uma grande ruptura histórica num processo já implantado e consolidado com modelo educacional.
Fonte de pesquisa .