Enviar Email
Esta disciplina, além dos aspectos técnicos, enfoca também aspectos humanísticos.
Portanto, não devemos esquecer que por trás de qualquer máquina, equipamento ou material, está o homem, a maior riqueza da nação.
Se não bastasse isso, para avaliarmos a importância da Segurança e Medicina do Trabalho, poderíamos pensar que, enquanto uma indústria tem capacidade de produzir grande quantidade de produtos por dia, necessitamos de no mínimo 20 anos para formar um homem.
Aspectos sociais
O exemplo obtido não tem pretensões ao realismo. Contudo, mostra como um acidente, considerado em termos globais para a nação pode tornar um trabalhador superavitário em um elemento deficitário no que concerne à produção e ao consumo de bens.
“Acreditamos que alguma pesquisa em torno deste raciocínio poderá ser muito útil para mensurar os efeitos dos acidentes fatais ou que conduzam à incapacitação parcial permanente aos trabalhadores.”
Apenas acrescentando: todo o ônus causado pelo acidente reflete-se em toda a nação, uma vez que é ela que paga ao incapacitado, ou à família da vítima de um acidente fatal.
Aspectos econômicos
O impacto econômico causado por acidente do trabalho transcende entre 3 grandes grupos,
O empresarial,
O familiar
O social.
O empresarial é afetado em suas atividades que podem ser altas e até mesmo afetar sua imagem perante o mercado. Essa observação fica clara na teoria do ice berg.
A influência no âmbito familiar é a parte em que a podemos atribuir ao aspecto humano, como exemplo, o trabalhador deixará de ter sua evolução profissional (cargos e salários) e será amparado apenas pelo auxílio acidentário da previdência social.
No âmbito social identificamos um aumento nas despesas da previdência social para prover os auxílios que são direto do trabalhador, a equação é quantos contribuintes e quantos beneficiários.
Aspectos humanos
Embora não se possa exprimir em números, o aspecto humano é o mais importante.
Se